página principal
 
[22/01/2008] - Forum Social Mundial 2008: um dia de mobilização e ação em todo o planeta
 
No final de Janeiro, milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas ruas e centros urbanos em centenas de ações descentralizadas e auto-organizadas. Uma semana de mobilização, culminando em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de Janeiro para mostrar que um outro mundo é possível.

Nestes mesmos dias, o "velho" mundo se encontrará em Davos para o Fórum Econômico Mundial, reunindo seus economistas e especialistas, suas ideologias e técnicas que produzem violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, privando a humanidade de seus direitos fundamentais e esgotando os recursos naturais da Terra.

O Fórum Social Mundial é um espaço aberto ao encontro de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que pretendem levantar questões, debater idéias, formular propostas, compartilhar experiências e construir redes de articulação para ação concreta. Estes movimentos se opõem ao mundo dominado pelo capital e por todas as formas de imperialismo e dominação.

Desde o primeiro encontro em 2001, o Fórum Social Mundial se tornou um processo permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.

Nos últimos sete anos, os Fóruns Sociais Mundiais aconteceram sempre no final de Janeiro em diferentes lugares do planeta e esse espírito de diversidade continuará a ser refletido nas atividades planejadas para o Dia de Mobilização e Ação Global de 2008.

O site http://www.wsf2008.net/  é a principal ferramenta para articulação dos participantes do Fórum descentralizado de 2008. Convide seus amigos e parceiros para se inscrever no site, contribua com os Espaços de Ação, apresente a sua atividade, publique vídeos e notícias e conecte a sua ação com outras.

2) Explore o site http://www.wsf2008.net/ ,convide amigos para participar e ajude a divulgar o Fórum Social Mundial 2008

Até o dia 5 de janeiro, 850 organizações de 64 país já haviam se cadastrado no site site. A cada dia cresce o número de inscritos e de ações para o Dia de Mobilização e Ação Global. Qualquer pessoa pode efetuar o cadastro no site, apresentar uma ação ou participar de um Espaço de Ação existente.

3) Mostre que um outro mundo é possível em vídeo

Prepare a sua câmera: a mostra de vídeos do Fórum Social Mundial 2008 já começou e irá acontecer tanto no espaço virtual, quanto nos espaços reais. Vídeos com, no máximo, 5 minutos de duração serão exibidos em espaços públicos durante o Dia de Mobilização e Ação Global e também na internet.

Seja criativo e expresse as suas idéias! Pode ser documentário, entrevista, ficção, videoarte, matérias jornalísticas, vídeos musicais ou qualquer outra linguagem para mostrar que um outro mundo é possível.

4) Seja a mídia: publique notícias sobre a sua ação ou participe da cobertura de mídia alternativa do Dia de Ação Global

O Dia de Mobilização e Ação Global coloca mais do que nunca o FSM 2008 no campo das comunicações, conferindo uma grande responsabilidade às mídias alternativas, responsáveis por expressar o real poder desta jornada internacional.

Se você é um jornalista, fotógrafo, videmaker, escritor, radialista ou outro tipo de produtor de mídia, pode se juntar à cobertura de mídia alternativa do FSM 2008 para construir a história desta jornada em direção a um mundo melhor. Entre em contato através do endereço media@wsf2008.net Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
 5) Estabelecendo conexões entre diversas ações

O site www.wsf2008.net proporciona algumas ferramentas para colocar em contato pessoas e organizações ao redor do mundo, possibilitando a troca de experiências ou articulações de alianças e parcerias.

Os participantes de uma ação podem desenvolver conexões com outras atividades que irão acontecer no mesmo espaço geográfico ou entrar em contato com participantes de Espaços de Ação localizados em outras partes do planeta.

6) Intercomunicação usando videoconferência durante a Semana de Mobilização e Ação Global

Se você tiver um computador com acesso à internet, uma webcam, um microfone e um par de caixas de som disponíveis no local da sua ação, poderá conectar os participantes da sua atividade com outros grupos ao redor do planeta no dia 26 de janeiro ou durante reuniões preparatórias.

Use alguma das ferramentas de mensagens instantânea disponíveis na internet para enviar e receber vídeo e áudio da sua ação e (se possível) projete a imagem de seus interlocutores em um telão. 7) O 26 de Janeiro é um dia mundial!

Veja abaixo algumas ações programadas para a Semana de Ação e Mobilização Global do Fórum Social Mundial de 2008 no Brasil. No site http://www.wsf2008.net/ você encontra muito mais, sobre cada um dos países. Participe!

No BRASIL:
- Em Belém, um grande desfile de carnaval vai tomar as ruas. - No Rio de Janeiro, uma feira alternativa e um show gratuito levarão músicos famosos e artistas de favelas à beira da praia - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/2344 .
- Em São Paulo, há diferentes eventos, como o Sábado Feira - um evento cultural e político http://www.wsf2008.net/pt-br/node/1235 , e um grande ato público chamado pela Coordenação de Movimentos Sociais (CMS), que acontecerá no centro de São Paulo à tarde - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/2910 . Esse ato será antecedido por atividades de rua realizadas durante a manhã nas diversas regiões da cidade.
 - Em Curitiba, acontece a marcha de mobilização para o Fórum Social do Mercosul - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/1198 e uma Bicicletada em prol de uma outra forma de mobilidade nas cidades - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/1548 . - Em outras cidades como Natal, Goiânia, Belo Horizonte e Pelotas também acontecerão atividades.

INICIATIVA GLOBAIS:
- a CARITAS INTERNACIONAL apresentou um chamado a todos seus membros a participar - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/1167

- a COALISÃO INTERNACIONAL DE MORADIA realiza a campanha "Moradia para Todos!" - http://www.wsf2008.net/pt-br/node/1930

- a ALIANÇA SOCIAL CONTINENTAL propõe a organização de atividades solidárias com foco especial na realidade boliviana - http://www.asc-hsa.org/

- VIA CAMPESINA fez um chamado de mobilização em todos os 56 países onde está presente contra as multinacionais do agronegócio e pela diversidade no planeta - http://www.viacampesina.org/

- MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES: A MMM enviou um chamado mundial para solidariedade com as mulheres de todo o mundo, especialmente aquelas que se encontram em áreas de conflito, como Burma, Colômbia, Haiti, Irã, República Democrática do Congo, Sudão e não poderão sair às ruas no dia 26. A proposta é fortalecer a solidariedade entre as mulheres e mostrar que a violência patriarcal é uma realidade na maioria dos países - http://www.wmw-action26january.blogspot.com/

http://www.wsf2008.net/
*Escritório FSM - Brasil*
Endereço: Rua General Jardim, 660, 7º andar, São Paulo - SP- Brasil, Cep: 01223-010
http://www.forumsocialmundial.org.br/
 
mais notícias